Quartos
fernão DE magalhães
Fernão de Magalhães (1480-1521), nasceu em Sabrosa, distrito de Vila Real.
Este foi o navegador português que, ao serviço de Carlos V, rei de Espanha, capitaneou a primeira viagem de circum-navegação, navegando para Ocidente, através dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, em busca de um novo caminho para as Índias.
Em outubro de 1520, a sua armada chega a uma paisagem avassaladora, de majestosas e íngremes arribas, pontualmente iluminadas pelas chamas das fogueiras dos seus povos. O nome ficou: Terra do Fogo.
manuel fernandes
Manuel Fernandes (1946 – 2005), nasceu a 10 de Setembro de 1946 em Vila Real.
Começou a sua carreira de piloto relativamente tarde, em 1974, já com 28 anos. Realizou o seu primeiro rally em 1976 na Volta ao Algarve ao volante de um Toyota Corolla 1200. No ano seguinte, vence o campeonato nacional de promoção e cinco anos mais tarde o Campeonato Nacional de Velocidade.
Nos finais da década de 80 ultrapassou fronteiras nacionais participando em algumas provas do Europeu de Turismo e na Corrida da Guia em Macau.
MIGUEL TORGA
Adolfo Correia da Rocha (1907 – 1995) nasceu a 12 de Agosto em São Martinho de Anta, Vila Real.
Conhecido pelo pseudónimo Miguel Torga, Adolfo Rocha foi um dos mais influentes poetas e escritores do século XX. Em 1918 entrou no seminário de Lamego e dois anos mais tarde emigrou para o Brasil para trabalhar numa fazenda do tio. Contudo, este viu potencial em Miguel Torga pagando-lhe os estudos leciais e a futura entrada na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, data da publicação do seu primeiro livro de poemas.
NADIR AFONSO
Nadir Afonso (1920 – 2013) nasceu a 4 de dezembro de 1920, em Chaves.
Conclui o curso de Arquitectura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto em 1948 e integra-se no Grupo dos Independentes, onde participa em todas as exposições realizadas até à sua ida para Paris, em 1946. Inscreve-se na Ecole dês Beux Artes, para estudar pintura, onde descobre a atracção pela pintura geométrica.
SÃO PEDRO
Nas festas de São Pedro, é costume realizar-se em Vila Real a tradicional “Feira dos Pucarinhos” onde todos os artesãos do concelho, se concentram no coração da cidade e expõem a sua arte.
A “Feira dos Pucarinhos” sempre foi um momento de tradição para os oleiros de barro preto (Barro de Bisalhães) e para as tecedeiras de linho de Agarez que traziam o seu trabalho até ao centro da cidade para exibirem com orgulho e satisfação as peças por si criadas.